sábado, 24 de janeiro de 2015

Campeonato Sul-Americano Sub-20: 5ª Rodada (Grupo B)

Brasil vence e crava classificação em 2º lugar. Outro a vencer foi a Venezuela, em jogo com polêmica de arbitragem

Imagem: CONMEBOL
Por: Lucas Nunes (Facebook | Twitter | Instagram)

Chegamos ao final da primeira fase do Campeonato Sul-Americano Sub-20, que está sendo disputado no Uruguai e vai classificar duas seleções aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e quatro países à Copa do Mundo Sub-20 FIFA Nova Zelândia 2015. Mas por hora não há nada definido; os únicos classificados da competição são os que avançam da primeira fase para o hexagonal final. Os últimos classificados, apesar de já definidos, cravaram suas posições no Grupo B ontem; o Uruguai ficou em primeiro mesmo após perder por 1x0 pra Venezuela, e o Brasil ficou em segundo após vencer a Colômbia por 2x1. Os colombianos ficaram com a última vaga, em 3º.

• Grupo B: Brasil 2x1 Colômbia (Estádio Domingo Burgueño Miguel, Maldonado-URU | 20h)

Brasil e Colômbia entraram em campo apenas para cumprir tabela, pois já estavam classificados, e não fizeram um jogo vistoso aos olhos. Apesar disso, o Brasil - que poupava jogadores - venceu a partida e se garantiu na segunda colocação, com os mesmos 9 pontos do líder Uruguai, mas derrotado nos critérios de desempate. A Colômbia ficou em 3º, com 6 pontos. Os gols da partida foram marcados por Thalles (Vasco da Gama) e Marcos Guilherme (Atlético-PR), com Manotas (Uniautónoma FC-COL) descontando.

Marcos Guilherme comemora belo gol marcado. | Foto: Reuters
No primeiro tempo não se viu grandes chances. O Brasil tinha um leve domínio muito por conta da maior qualidade técnica de seus jogadores. Apesar do desperdício de algumas boas chances pra ambos os lados, o placar foi aberto ainda na primeira etapa; aos 42' Thalles aproveitou a sobra de uma confusão na área após cobrança de escanteio para marcar.  Com essa vantagem a seleção canarinho desceu pro intervalo, mas ela não durou muito.

Logo no início da segunda etapa, aos 5', a Colômbia fez boa jogada de passes rápidos nas costas da defesa brasileira e Manotas concluiu na saída do goleiro do Fluminense Marcos Felipe. Era o empate colombiano chegando, 1x1. Com isso, o jogo ficou mais aberto, já que o Brasil saia pro ataque e nosso vizinho assustava em jogadas rápidas de contra-ataque. Mas a vitória sairia do banco. Poupado por Alexandre Gallo, o artilheiro brasileiro Marcos Guilherme, meia-atacante do Atlético-PR, entrou na partida e logo em sua primeira jogada acertou um belíssimo chute, decretando a vitória brasileira de virada.

• Grupo B: Uruguai 0x1 Venezuela (Estádio Domingo Burgueño Miguel, Maldonado-URU | 22h10)
Por GloboEsporte.com

Uma polêmica arbitragem acabou por decidir o confronto entre Uruguai e Venezuela, pelo Grupo B do Sul-Americano Sub-20, vencido por 1 a 0 pela seleção vinotinto. O árbitro boliviano Jorge Mancilla anulou um gol teoricamente legítimo dos uruguaios nos acréscimos do segundo tempo, no que poderia ter sido o empate albiceleste.

O homem do apito chegou a apontar o centro do gramado, mas após cinco minutos de reclamações dos venezuelanos, e um papo com seus auxiliares, voltou atrás e não confirmou o gol. De acordo com o jornal 'El Pais', o capitão celeste no confronto, Gastón Faber, revelou ter ouvido Mancilla dizer que alguém o informou que vendo pela televisão, havia se observado falta sobre o goleiro adversário no lance.

Vale lembrar que o regulamento da Fifa não permite que influências externas determinem a validação, ou não, de um lance. Ainda com a derrota, os anfitriões do torneio sul-americano se classificaram para o hexagonal final no primeiro lugar do Grupo B, mesmo do Brasil, que nesta sexta derrotou a Colômbia, por 2 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário