sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Copa São Paulo de Futebol Júnior 2015: Semifinais

Botafogo-SP surpreende, bate Palmeiras e faz final após 32 anos. Na segunda chave, Corinthians bate o São Paulo com relativa facilidade

Por: Lucas Nunes (Facebook | Twitter | Instagram)

Todos esperavam que a final fosse entre Palmeiras e Corinthians, as duas melhores equipes da competição de acordo com crítica esportiva. Pois é, nem sempre tudo sai como se imagina; o time que vem sendo a sensação do campeonato mostrou sua força pra mais um time considerado 'grande' do futebol nacional e chega a segunda final da sua história. Do outro lado o Corinthians, maior campeão da Copinha, chegou a mais uma final após bater o São Paulo por 3x0.

• Chave 1: Botafogo-SP 2x1 Palmeiras (Arena Barueri, 18h30)

"Provavelmente a final será Palmeiras x Corinthians. Os dois tem os melhores times". Essa foi uma frase minha em conversa com Matheus Andrade, também do blog. Queimei minha língua ao subestimar o Botafogo-SP e desconsiderar os feitos anteriores. Botafogo-RJ, Fluminense e Grêmio eram favoritos em seus combates e foram eliminados pelo aguerrido time de Ribeirão Preto. E com o Palmeiras não foi diferente.

O jogo já começou quente; boas chances de gol para ambos os lados, mas foi o Botinha quem largou na frente. Aos 16', após cobrança de escanteio, Mayc (não, não escrevi errado) abriu o placar, frustrando uma Arena Barueri repleta de palmeirenses. O Verdão tentou reagir, mas sem seu principal articulador de jogadas, Juninho, nem Gabriel Jesus, o artilheiro da equipe e principal esperança da base palmeirense, conseguiu fazer com que o time do Palestra empatasse o jogo e invertesse o placar na primeira etapa.

Jogadores do time de Ribeirão Preto agradecem aos céus a classificação
pra final da Copa São Paulo de Futebol Junior. | Foto: Agência Estado
Na segunda etapa o técnico Diogo Giacomini mexeu e viu sua equipe crescer em campo. Se o Palmeiras já tinha o controle no primeiro tempo, ele se consolidou no início da segunda etapa, mas o nervosismo dos meninos era notório. Nervosismo esse que fez com que o Botafogo aproveitasse uma ótima chance aos 7'. O goleiro Thalles mandou a bola pro ataque aos 7'01", e aos 7'11" a bola já estava na rede adversária. Após o lançamento do arqueiro, Wesley deu de cabeça para Isaac, que cruzou para Willian bater cruzado e mandar pro fundo das redes.

O Palmeiras continuou tentando inverter o placar a seu favor, mas em vão. O máximo que conseguiu foi um gol aos 44' com Gabriel Jesus. Mas foi tarde demais. O nervosismo e a displicência ao finalizar eliminaram aquele que tinha grande potencial de ser o campeão.

• Chave 2: São Paulo 0x3 Corinthians (Estádio Major José Levy Sobrinho, 21h)

O jogo começou muito truncado, justamente por ambas as equipes conhecerem o poder de fogo uma da outra. Isso deixava o espetáculo feio, já que muitas faltas duras aconteciam, pro desespero dos amantes do futebol (tal qual eu). Quando o jogo começou a abrir um pouco mais, o Corinthians era um pouco melhor em suas chaces de gol, tanto que abriu o placar aos 21', com Matheus Vargas. Abatido com o primeiro gol, o São Paulo se retraiu, chamando o Coringão. E isso nunca é bom; aos 31' Léo Príncipe ampliava: 2x0, pro desespero dos meninos de Cotia.

Jogadores do Corinthians comemoram a classificação. | Foto: Ag. Estado
Na volta da segunda etapa, o Tricolor parecia querer empatar e virar a partida, ficando com a vaga pra final. Mas esse ímpeto tinha o seu "porém"; os contra-ataques eram quase fulminantes. E em uma dessas jogadas, veio o gol que garantira o Timãozinho em sua 16ª final; Gabriel Vasconcellos marcou seu oitavo gol na Copinha aos 26' e deu números finais a partida.

Em tempo; no primeiro tempo Matheus Cassini, da equipe alvinegra, e Matheus Reis, da equipe tricolor, tiveram uma áspera discussão, com direito a cabeçada, tapa e cusparada. Anseio que as direções de ambos os clubes chamem os jogadores para uma conversa e tentem resolver a situação. Isso não é bom para o futebol. Aliás, comportamentos assim devem ser banidos do mundo esportivo. Ambos são garotos e podem ter esse tipo de atitude corrigido. O ideal é que se faça logo.

• Final da Copa São Paulo de Futebol Junior 2015:

→ Botafogo-SP x Corinthians | 25/01 (domingo) | Estádio Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu | 10h50


Nenhum comentário:

Postar um comentário