sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Copa SP de Futebol Junior: 2ª Fase (Chaves 3 a 6)

Grandes vencem e avançam na Copinha, menos o Botafogo, que caiu pro xará pequeno de São Paulo. Veja a primeira parte das crônicas (de novo colocaram OITO jogos no MESMO DIA)

Por: Lucas Nunes (Facebook | Twitter | Instagram) e Matheus Andrade

Mais uma vez a FPF (Federação Paulista de Futebol) tenta ferrar com a vida de dois simples blogueiros do Rio e coloca nada mais (graças a Deus), nada menos (FDP'as) que OITO jogos em um dia. E nós, querendo sempre trazer o melhor do conteúdo e da opinião pra você, querido leitor. Isto posto, vamos ao ponto: nesse post você terá a crônica de quatro jogos, que representam as chaves 3, 4, 5 e 6 da competição, e clicando no link aqui em baixo (↓↓↓↓↓) você encontra as crônicas das chaves 7, 8, 9 e 10.


• Chave 3: Bahia 0x0 Fluminense (2x4 p.s.o.) (Estádio Dr. Alfredo de Castilho, 19h)

Quem achou que o Fluminense teria vida fácil contra o Bahia por ter a melhor campanha da primeira fase, se enganou. A Molecada de Xerém suou um litro certinho e conseguiu se classificar nos pênaltis e enfrenta o Botafogo na próxima fase. Mas não será Clássico Vovô no meio dos garotos, porque o Botafogo a ser enfrentado será o de Ribeirão Preto-SP.

O jogo todo foi muito truncado, muito em conta da forte marcação imposta pelo clube baiano. E quem pensa que foi pura e simplesmente retranca, ledo engano; o Bahia também chegou forte, pressionando o Fluminense dentro do seu campo e tendo boas chances de marcar. Pode-se afirmar que os goleiros foram, também, grandes responsáveis por manter o 0x0 no placar. E a partida pode ser dividida da seguinte maneira: o primeiro tempo foi do Tricolor Baiano, o segundo tempo do Tricolor Carioca (muito em conta devido a expulsão de Dedé, zagueiro do time nordestino).

Moleques de Xerém comemoram a classificação. | Foto: ESPN (reprodução)
Na disputa de pênaltis, o Flu começou com uma grande vantagem: marcou em sua primeira chance com Douglas e viu Rodrigo cobrar na trave. Na segunda chance de cada time, ambos acertaram (Derlan e Alexsandro). Na terceira cobrança, Pedro converteu pros cariocas, mas Sávio não converteu pros baianos, isolando a bola por sima do travessão e deixando o Fluminense com uma larga vantagem. 

Mas parece que essa vantagem de marcar e acabar com tudo, garantindo a vaga, não fez bem pro quarto batedor do Fluminense. Daniel, meia, camisa 10 do time, cobrou mal e Luiz defendeu. Na cobrança cabida aos baianos, Fernandes marcou. Mas de nada adiantara, pois na quinta cobrança o capitão Marlon Freitas marcou e garantiu a vaga pro Fluzão, que enfrenta na próxima rodada o Botafogo. Mas não será o seu rival citadino, e sim o clube sediado em Ribeirão Preto.

• Chave 4: Botafogo-RJ 1x1 Botafogo-SP (8x9 p.s.o.) (Estádio Bruno Lazzarini, 16h)


Duelo dos Botafogos foi muito equilibrado e só teve uma definição nos pênaltis. O time de paulista começou muito bem a partida ao abrir o placar aos 3’, Giovani corta para o meio e bate de canhota, a bola encontra um “montinho artilheiro” e vence o goleiro Saulo.

O gol adversário parece ter acordado o alvinegro carioca que criou inúmeras chances, mas sem conseguir acertar o alvo. Os cariocas continuam a atacar os Panteras, que conseguem escapar com a vantagem até o intervalo.

O Botafogo carioca tenta manter o mesmo ritmo da primeira etapa e segue no ataque. Não demorou muito para conseguir o desejado empate, Gustavo pega o rebote e coloca no ângulo esquerdo do goleiro paulista.

Jogadores do Botafogo-SP comemoram a
classificação nos pênaltis. | Foto: Agência Estado
Os cariocas crescem no jogo e fazem os adversários recuarem, Gustavo recebe na esquerda e bate cruzado, colocado. Talles observa a bola, que passa muito perto da trave direita do goleiro do Pantera.

O Botafogo continua atuante no ataque, mas não consegue transformar essa pressão em gols, o jogo termina e a decisão da vaga será nos pênaltis. A estrela de Talles o goleiro do Pantera, brilha ao defender o pênalti de Baiano e classifica o Botafogo-SP para as oitavas.

• Chave 5: Ceará 0x5 Palmeiras (Estádio Major José Levy Sobrinho, 19h)


Gabriel Jesus foi o destaque da partida. | Foto: Agência Estado
Palmeiras deita e rola em cima do Ceará e se classifica para as oitavas. O bom time paulista se poupou na última rodada da fase de grupos e soltou todo seu futebol nesta segunda fase, quem sofreu foi o time do Ceará.

Nos minutos iniciais o jogo se manteve equilibrado, com a posse de bola favorável ao Palmeiras. Os times tem chances para abrir o placar, porém as finalizações não tem a eficácia necessária e mantendo o jogo empatado.

A joia palmeirense começa a aparecer no jogo, Gabriel Jesus chuta forte da ponta esquerda, obrigando o goleiro do Ceará a espalmar para escanteio. Minutos depois, Daniel cruza na medida para Gabriel Jesus que domina, dribla o goleiro e finaliza no cantinho. Um golaço do camisa 9 Alviverde.

A partida volta a ficar equilibrada, o Ceará chega com Rômulo que recebe dentro da área mas isola a bola de maneira bizarra. O mesmo Rômulo vira vítima do futebol arte de Gabriel Jesus que dá um toque de peito e encobre o zagueiro que para o atacante com uma trombada. O jogador é punido seu segundo cartão amarelo no jogo e caba expulso no fim da primeira etapa.

A equipe palmeirense manteve o time ofensivo e pressionou o Ceará desde o começo, aos 18’ Guilherme cobra uma falta excelente e conta com a ajuda do goleiro cearense para ampliar o placar. A vantagem não acomoda o time paulista, que continua a marcar em cima e pressionar o Vozão.

E vem mais por ai, Brendon rouba bola na intermediária, avança e toca para Gabriel Jesus, que bate da entrada da área para boa defesa de Fellipe. Na cobrança de escanteio, a bola sobra para Matheus Sales que coloca mais um gol na conta do goleiro cearense.

Sem deixar o adversário tocar na bola, o Palmeiras gira o jogo e finalmente dá um descanso a defesa cearense, que não durou muito. Em jogada individual, Gabriel Leite deixa o lateral no chão e ganha na disputa com o zagueiro, finaliza no cantinho sem chances para Felipe.

O jogo está em seus minutos finais e o time Alviverde não cansa de fazer gols, Gabriel Jesus recebe em profundidade, novamente dribla o goleiro e finaliza com categoria para sacramentar o partidaço feito por ele e sua equipe.



Classificado o Palmeiras irá protagonizar o primeiro clássico na Copa São Paulo com o Ituano.

• Chave 6: Sport-PE 1x3 Ituano-SP (Estádio Dr. Novelli Júnior, 19h) 

Jogando em casa, o Ituano venceu sem grandes dificuldades o tradicional Sport-PE e vai indo mais longe do que muitos imaginavam na competição. O placar foi de 3x1, gols de Luiz Felipe, Dener e Fagner, com Dayvid descontando.

A partida já começou quente; o time da casa começou ao ataque, quase marcando já no primeiro minuto. Mas o gol não demoraria; aos 4', após escanteio, Luiz Felipe marcou e deixou o Ituano na frente. Ai o Sport acordou; começou a tomar conta do jogo e colocou uma bola na trave. Mas as jogadas de contra-ataque do time paulista não demoraram a sair e o segundo gol, de Dener, saiu quando os pernambucanos eram muito superiores em campo.

A segunda etapa foi bem morna; não ocorreram grandes chances e a partida parecia se encaminhar pro fim sem grandes alterações. Mas aos 32' uma jogada salvou o segundo tempo do marasmo total: Dayvid cabeceou após cobrança de falta e diminuiu, 2x1. E pra ficar tranquilo, o Ituano fez mais um gol pouco tempo depois e deu números finais a partida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário